Mecabô vem mostrando habilidade e força política na pré-campanha
O jovem Henrique Mecabô, 27 anos, chamou atenção na bateria de entrevistas concedidas como pré-candidato a prefeito de Cascavel ao longo das últimas semanas. Mesmo em questões técnicas e complexas sobre a administração municipal, o economista mostrou preparo próprio e também do grupo que o acompanha e estrutura sua pré-candidatura.
Falando exatamente em grupo, Mecabô materializou habilidade política num dos contextos mais desafiadores do cenário pré-eleitoral municipal: a composição de chapas de pré-candidatos a vereador. Pré-candidato a prefeito de Cascavel pelo Novo, o economista mostrou que seus expressivos 27.651 votos na candidatura para deputado federal estão muito distantes de mera sorte passageira.
Mecabô articulou e consolidou uma chapa competitiva ao legislativo municipal, sem preferidos ou preteridos, mirando na soma de duas cadeiras para o Novo na Câmara de Cascavel. Explico: o desenho estratégico focou em novas lideranças que foram “usadas” para a construção das cadeiras de figurões mais conhecidos em eleições passadas. Esse desenho atingiu, de quebra, entrada em bairros e em extratos sociais organizados onde Mecabô e o Novo eram menos conhecidos até então.
O canibalismo dos partidões e grupos políticos tradicionais na arte do “vale-tudo financeiro” teve dificuldade em reverter a adesão de nomes fortes e viáveis à (ainda pequena) sigla de direita. Em meio ao pula-pula da janela, em torno do jovem prosperou um propósito autêntico de renovar e praticar a boa política.
Enquanto não rolou dinheiro na montagem da chapa do Novo, em paralelo à essas tratativas da janela rolavam na cidade os quase dois milhões e meio de reais que o jovem articulou junto ao governo do estado para Cascavel e região. As matérias sobre o tema enalteceram o feito de Mecabô, “ainda sem mandato”.
Preparando os próximos passos, Mecabô deve retomar as visitas a lideranças de diferentes partes da cidade, terminado um bate e volta em São Paulo. Nas redes sociais, postou a ida ao “Treinamento para Futuros Prefeitos do Novo” na Assembleia Legislativa paulista no último fim de semana.
No evento, teve palestras com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e com os prefeitos Falcão, de Patos de Minas (MG), e Adriano Silva, de Joinville (SC).
O primeiro dos jovens prefeitos de primeira viagem já atingiu 92% de aprovação, enquanto o segundo possui o índice de 93% de aprovação no mandato pelo Novo. Esses níveis expressivos mandam sinal de que a renovação pela direita é boa e viável, sobretudo quando qualificada.