Caciopar atualiza ações do planejamento estratégico para 2024
Diretores das mais diferentes áreas da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná estiveram reunidos no sábado, na Acic, em Cascavel, para ajustar pontos do Planejamento Estratégico da Gestão 2023/2024.
Os trabalhos foram abertos pelo presidente Lucas Eduardo Ghellere e pelo presidente da entidade anfitriã Siro Canabarro, que deu boas-vindas aos presentes.
O PE é uma metodologia adotada há várias diretorias pela Caciopar. Ele começa a ser elaborado no início do novo mandato e passa por realinhamentos periódicos com a finalidade de dar mais assertividade às ações elencadas pela administração.
O planejamento estratégico é uma ferramenta que integra a diretoria e dá mais agilidade e dinâmica aos projetos do mandato, segundo Lucas. O PE, ao ser elaborado e ajustado com frequência, traz mais segurança e objetividade à materialização dos interesses estratégicos da entidade.
Como o PE é criado por diretores de cada área, que representam diferentes municípios do Oeste, ele contempla anseios de toda a região. “Esse é um instrumento poderoso e que amplia os resultados da gestão, com benefícios diretos às associações comerciais, às empresas, à economia e à região”, destaca o vice-presidente Reni Fernande.
O funcionamento da estrutura do realinhamento foi explicado pela consultora da Faciap e da Caciopar Iraci Mataczinski. Foram formados grupos com os diretores presentes. Por mais de uma hora eles debateram ponto a ponto e, em caso de necessidade, fizeram a atualizações.
Em seguida, cada grupo, com seu respectivo representante, fez a apresentação das prioridades e das mudanças sugeridas. Entre as áreas trabalhadas estiveram moções, campanhas, Congresso Caciopar, Programa de Desenvolvimento de Lideranças Associativistas, ações das microrregionais, da Caciopar Mulher, da Caciopar Jovem e Unicaciopar.
“Fico feliz em perceber que a Caciopar mantém boas práticas que há muitos anos consagram sua atuação regional e seu bom desempenho em favor de toda a região”, destacou o ex-presidente e atual diretor de Responsabilidade Social, Khaled Nakka.