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Shoppings ressurgem ainda mais fortes

Publicado por Caio Gottlieb em

Nem os juros nas alturas e as incertezas de um governo titubeante na política e na economia estão esfriando o desejo dos brasileiros, agora livres das restrições impostas pela emergência sanitária do coronavírus, de voltarem às compras e ao lazer, dois dos prazeres mais cultuados da vida contemporânea.

Graças ao diferencial imbatível que lhes permite agregar lojas, gastronomia e diversão para toda a família em um só lugar, com opções que atendem as mais diferentes classes sociais, os shoppings centers estão sendo os maiores beneficiados pela retomada do consumo no país.

Vindo em vigorosa escalada ascendente, as vendas do setor cresceram 6,8% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com igual espaço de tempo no ano passado, como revela a mais recente pesquisa do Índice Cielo de Varejo em Shoppings Centers.

Note-se, por sinal, que até em relação ao período pré-pandemia o segmento também incrementou seus números, registrando alta de 0,3% sobre o faturamento obtido no mesmo trimestre de 2019.

O aumento se deu inclusive na quantidade de pessoas frequentando os estabelecimentos: o fluxo de visitantes, de janeiro a março, foi mais de 13% superior ao mesmo ciclo de 2022.

Consultores especializados no ramo apontam que as menores pressões inflacionárias em bens industrializados e a renda real do trabalho estão entre os fatores mais importantes que contribuíram para impulsionar a atividade.

Porém, apenas os aspectos financeiros não explicam a pujança do negócio: os shoppings centers vêm procurando se tornar cada vez mais atraentes e relevantes para o público, principalmente através da ampliação das áreas de entretenimento e serviços.

É o caso do shopping que o Grupo Catuaí está construindo em Cascavel, com inauguração marcada para 2024, que, antes mesmo de abrir as portas, já vem fazendo sua primeira expansão para abrigar na obra um moderníssimo centro médico com clínicas e consultórios de diversas especialidades.

Por sinal, o reflexo de perspectivas tão promissoras saiu no estudo que acaba de ser divulgado pela Futura Inteligência prevendo que o setor deve alcançar neste ano um faturamento recorde de 220 bilhões de reais, cifra que supera o resultado de 2019 e representa uma elevação de 14,6% quando comparada ao valor contabilizado em 2022.

Isso que é voar em céu de brigadeiro.

Categorias: OPINIÃO

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