Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Nos trilhos da privatização

Publicado por Caio Gottlieb em

Um passo importante foi dado nesta semana para definir os rumos futuros da Ferroeste.

Atendendo pedido do governador Ratinho Junior, a ligação ferroviária entre Cascavel e Guarapuava acaba de ser incluída no Programa de Parcerias de Investimentos do governo federal.

Como destacou a revista Amanhã em sua edição eletrônica desta quinta-feira (11), a decisão acelera o processo de desestatização da empresa na medida em que a União passa a assessorar o Paraná com o apoio técnico regulatório necessário em diversas áreas, da modelagem e meio ambiente à atração de investidores.

Correndo tudo bem, a expectativa é colocar a estatal em leilão na Bolsa de Valores até o final de 2021 já com os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, contratados pelo governo paranaense, devidamente concluídos.

Incluem-se nesse cronograma a viabilidade da extensão (cerca de 1.300 quilômetros) de uma nova ferrovia entre Maracaju (MS) e Cascavel, a revitalização do atual trecho ferroviário entre Cascavel e Guarapuava, a construção de uma nova estrada de ferro entre Guarapuava e o Porto de Paranaguá e a construção de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

Registre-se que a Ferroeste encerrou o primeiro quadrimestre com lucro de R$ 1,6 milhão, a bem da verdade um dos raros resultados positivos de sua história, mas que serve para demonstrar que ela tem potencial para tornar-se uma empresa efetivamente rentável e autossustentável.

Não deixa de ser uma ótima notícia para aguçar o apetite dos possíveis interessados em sua aquisição.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)


Categorias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *