Novas tecnologias à mesa
Produtores de carnes e de seus derivados não devem menosprezar os movimentos que propõem receitas alternativas para substituir a proteína animal na alimentação.
Nem tudo, nesse campo, é modismo passageiro como bem mostrou o ex-ministro da Agricultura e maior plantador mundial de soja Blairo Maggi ao relatar em sua conta no Instagram a experiência que viveu há poucos dias em viagem aos Estados Unidos para conhecer as novidades que estão mudando o planeta.
Em visita ao famoso Vale do Silício, na cidade de São Francisco (Califórnia), principal berço das inovações disruptivas que vêm alterando drasticamente a vida humana, ele constatou que as transformações não impactam apenas o mundo digital, mas também a agricultura, a pecuária, o ovo, o leite e todo tipo de alimento de origem animal.
Ao provar um hambúrguer feito de vegetais, Blairo teve duas surpresas: a primeira é que o sabor é tão bom quanto o de carne; a segunda, é que as vendas estão na faixa de 50% para cada um.
Recomendação dele ao parceiros do agronegócio: “temos que estar atentos para não sermos surpreendidos num futuro muito próximo”.