Com todas as honras
Merecendo as mais efusivas homenagens, tem aniversariante ilustre na cidade nesta semana.
Uma solenidade militar na manhã da próxima sexta-feira (22) vai celebrar os 48 anos da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
Com início marcado para as 10h30, o evento terá lugar no quartel do 33° Batalhão de Infantaria Mecanizada.
Vale lembrar um pouco de sua história: a 15ª BIMec é sucessora do 2º Grupamento de Fronteira, que estava sediado originalmente na cidade gaúcha de Jaguarão e foi transferido para Cascavel em 1971 por uma decisão geopolítica do governo federal.
Instalada aqui com o mesmo nome e status, a corporação teve como primeiro comandante o saudoso general Jofre Sampaio, que preparou o caminho para transformá-la em brigada algum tempo depois.
Hoje comandada pelo general Roberth Alexandre Eickhoff e tendo sob sua jurisdição dois terços do Paraná, ela é uma das principais unidades de elite do Exército brasileiro.
Além da missão primordial de proteger o território nacional em uma extensa região fronteiriça extremamente sensível, a brigada está encarregada de desenvolver a doutrina operacional do blindado anfíbio Guarani, carro de combate e transporte de tropas produzido com tecnologia genuinamente brasileira.
No gênero, é um dos equipamentos bélicos mais avançados do mundo na atualidade.
(Leia outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)