Gente que faz
São esperados mais de 300 empresários e líderes de diversos setores produtivos no 5° Congresso da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná e 6° Fórum do Programa Oeste em Desenvolvimento, que acontecem simultaneamente no dia 8 de novembro, em Foz do Iguaçu.
Além debater a implementação de vários projetos estratégicos de importância fundamental para o crescimento socioeconômico da região, o evento será palco das cerimônias de entrega do Selo Investidor Oeste do Paraná, anúncio e premiação do concurso Caciopar Mulher Empreendedora, apresentação do Plano de Trabalho do POD para 2020 e assinatura do Pacto pela Inovação do Oeste do Paraná.
Cercada de grande expectativa, a palestra de encerramento caberá ao general Joaquim Luna e Silva, diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, que vai discorrer sobre o tema “Olhando para o futuro pós 2023”.
Logo que assumiu, em fevereiro, o comando da margem brasileira da hidrelétrica, Silva e Luna designou técnicos da empresa para integrar o grupo de trabalho do Ministério de Minas e Energia que estuda a revisão do Tratado de Itaipu.
Em 2023, o documento completa 50 anos, e seu Anexo C – que trata da parte financeira do acordo – será reavaliado por brasileiros e paraguaios, visando a atualização das bases para comercialização da energia produzida pela usina, daí o enorme interesse em torno da explanação a ser feita pelo general.
Cabe destacar, a propósito, que uma “nova” Itaipu começou a ser desenhada quando o presidente da República, Jair Bolsonaro, colocou o ex-ministro da Defesa à frente da binacional.
Desde então, Silva e Luna vem adotando uma política de austeridade que mudou a gestão da usina e passou a ser exemplo de boa administração no setor público.