Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Roberto Kaefer é homenageado na AveSui com o título de Personalidade Avicultura

Publicado por Caio Gottlieb em

O empresário cascavelense Roberto Kaefer, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), recebeu uma homenagem especial na última terça-feira (16) durante a entrega do Prêmio Quem é Quem na solenidade de abertura da AveSui – Feira da Indústria Latino Americana de Aves e Suínos, que aconteceu nesta semana, no Centro de Eventos da cooperativa Lar, em Medianeira.

A trajetória de Kaefer no comando da Globoaves, uma das maiores e mais tradicionais empresas produtoras de ovos férteis e pintos de corte e postura do país, com atuação relevante também na genética e na biotecnologia, foi destacada por seu pioneirismo e notável contribuição para o desenvolvimento do setor avícola nacional, enfatizando a dedicação, a liderança e o comprometimento que ele vem demonstrando ao longo de quase quatro décadas em prol da avicultura no Paraná e no Brasil, impulsionando a indústria a novos patamares de excelência.

No primeiro dia da 23ª edição da AveSui, que teve a participação de dezenas de expositores nacionais e estrangeiros, Kaefer foi um dos integrantes da mesa redonda que reuniu autoridades e especialistas do setor de proteína animal para debater o atual cenário macroeconômico e o impacto na produção brasileira. “Hoje temos muitos investimentos em tecnologia e produtos de alta qualidade para competir de igual para igual no mercado internacional, por isso o Brasil é o maior exportador do segmento”, comemorou.

O Paraná é o maior produtor e exportador de aves e derivados do Brasil. O estado é responsável por cerca de 34% da produção nacional, além de 42% do volume de exportações do setor. Essa produção contribui decisivamente para que o Brasil seja o maior exportador mundial de carne de frango. Em 2023, o país comercializou 5,138 milhões de toneladas, alta de 6,6% em relação a 2022, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Outro assunto abordado foi a influenza aviária e as medidas para combater a doença no Paraná. Kaefer elencou algumas das providências adotadas institucionalmente pelo Sindiavipar e pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) para evitar que a doença, notificada em aves migratórias no litoral do estado, chegasse aos plantéis paranaenses, impondo-se uma cautela redobrada nas produções domésticas para subsistência onde, em geral, não são observados os protocolos sanitários com o mesmo rigor exigido nas granjas industriais. “Houve uma preocupação com a vida e a manutenção dessas famílias, que foram mapeadas e indenizadas”, ressaltou.

Sindiavipar

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa as indústrias de produtos avícolas. Em 2023, a produção paranaense foi de 2.151.537.507 frangos, o que equivale a 35% da produção brasileira. Nesse mesmo período, em 2022, a avicultura registrou o maior VBP (Valor Bruto da Produção) do Paraná, com R$ 45,25 bilhões, à frente inclusive da soja – que alcançou a marca de R$ 35,78 bilhões. A carne de frango produzida no Paraná é exportada para mais de 14o países.

O processamento de aves no Paraná se concentra em 29 municípios e 35 indústrias. Além disso, a avicultura é responsável por milhares de empregos diretos e cerca de 1,5 milhão de empregos indiretos no Estado. São mais de 19 mil aviários, aproximadamente e 8,4 mil propriedades rurais distribuídas em 312 municípios paranaenses. As indústrias associadas ao Sindiavipar são responsáveis por 94% da produção estadual.

Segundo o Relatório da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil ocupa o primeiro lugar no mercado global de carne de frango, sendo o principal exportador do produto. Em 2022, foi responsável pela produção de 14,38% da carne de frango consumida no mundo. As indústrias associadas ao Sindiavipar contribuem com mais de 40% das exportações brasileiras do produto.

Categorias: OPINIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *