Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Um descaso que retrata bem o país

Publicado por Caio Gottlieb em

Junto com os leilões do programa de concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, outra aposta do governo para ajustar as contas, buscar o equilíbrio fiscal e fazer sobrar dinheiro para investimentos, é se desfazer de imóveis inservíveis.

Entre terrenos, fazendas, apartamentos e galpões espalhados por todo o país, incorporados ao patrimônio público pelos mais diferentes motivos, a União possui cerca de 750 mil propriedades, grande parte inutilizada, invadida ou simplesmente explorada comercialmente de forma irregular.

Desse acervo, o governo pretende colocar à venda mais de 3.750 imóveis, que têm potencial, na estimativa do ministro Paulo Guedes, para levantar 1 trilhão de reais.

Antes de tudo, porém, vai ser preciso fazer um esforço gigantesco para sanear a documentação de um bom número deles.

Uma recente reportagem da revista Exame revelou que, em alguns casos, as informações das escrituras nem sequer batem com os dados reais dos imóveis, e “em meio à confusão jurídica e fundiária, as áreas são passadas a terceiros com escrituras feitas em papel de pão, sem valor legal”.

O Brasil é a verdadeira casa da Mãe Joana.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Categorias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *