O jazz sobe ao palco
Uma notícia para ser aplaudida em pé: está de volta o Cascavel Jazz Festival, marcado para os próximos dias 29 e 30 de setembro e 1° de outubro, no Teatro Municipal.
Desde a década de 1990, é através dele que a música instrumental brasileira de alto nível vem sendo presenteada ao público do Oeste do Paraná e aos apreciadores dos países fronteiriços.
Em fase final de planejamento, o programa artístico deve ser completamente divulgado em breve.
Mas o blog já pode adiantar em primeira mão que uma das grandes atrações desta temporada será o Trio Corrente, vencedor do Grammy Awards, o principal prêmio atualmente existente no cenário da música mundial.
Na categoria de melhor álbum latino de jazz em 2014, o grupo abocanhou o título, contando, ainda por cima, com a participação especial de um dos maiores nomes do gênero de todos os tempos, o saxofonista e clarinetista cubano Paquito D’Rivera.
Concebido e realizado há mais de 24 anos pela produtora BWA, comandada pelo músico cascavelense William Fischer, o evento já ganhou etapas nacionais em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Natal e Recife.
Foram promovidas também ao longo dessa trajetória apresentações no circuito Norte-Oeste do Paraná, nas cidades de Maringá, Campo Mourão e Toledo, finalizando em Cascavel.
O acesso aos recitais será gratuito, com a distribuição antecipada de convites somente nos dias dos espetáculos, das 10h às 17h, na bilheteria do Teatro.
Nesta edição, o festival terá novamente o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e apoio das empresas locais MA Máquinas – Johnn Deere e transportadora Pra Frente Brasil, além da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.
Em resumo, é um daqueles acontecimentos para os quais uma única palavra diz tudo: imperdível.