Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

No fio da navalha

Publicado por Caio Gottlieb em

Números que acabam de ser divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior revelam que mais de 20% da carne de frango exportada pelo Brasil no primeiro quadrimestre teve a China por destino.

Somando perto de 270 mil toneladas, os embarques geraram para os frigoríficos brasileiros (muitos deles operados pelas cooperativas agroindustriais aqui do Oeste do Paraná) um faturamento de mais de 530 milhões de dólares, nada menos do que um quarto de toda a receita cambial obtida pelo produto nas vendas externas.

É um número expressivo para o segmento da avicultura, mas retrata apenas uma pontinha do gigantesco iceberg que representa as transações entre os dois países.

Em 2019, o Brasil exportou para a China mais de 62 bilhões de dólares. Só o agronegócio foi responsável por quase 22 bilhões.

É o nosso maior parceiro comercial e sua importância para a economia brasileira é simplesmente vital.

Por tudo isso é bom que alguns engraçadinhos instalados em gabinetes ilustres de Brasília pensem duas vezes antes de continuar com a desprezível prática de ridicularizar os chineses com piadinhas preconceituosas e de mau gosto.

Daqui a pouco eles cansam de ser desrespeitados, procuram outra freguesia e nos deixam a ver navios.

Não está faltando muito.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Categorias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *