A poderosa força do campo
Mesmo quem nunca viu um pé de milho sabe a importância crucial da agropecuária para a economia do Paraná, uma vocação nata que fez do estado um dos maiores produtores de alimentos do país.
Pois agora saiu um estudo, jamais feito anteriormente, que confirma essa percepção com dados sólidos e estabelece a verdadeira dimensão do setor dentre os vários segmentos produtivos do estado.
Resultado de ampla e profunda pesquisa realizada pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, o trabalho comprova oficialmente que o agronegócio responde por 33,9% do PIB (Produto Interno Bruto) do Paraná.
Trocando em miúdos, para ser bem didático, significa dizer que de cada 100 reais que resultam da soma de todas as riquezas geradas no estado, cerca de R$ 34 vem das propriedades rurais e agroindústrias.
Fica mais do que claro o papel estratégico e insubstituível que o agronegócio terá na recuperação da economia estadual pós-pandemia.
Aliás, sem contar que, já neste momento, é ele que vem segurando a barra da produção econômica do Paraná, duramente afetada em seus mais diversos ramos pelo combate ao coronavírus.
(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)