Una piedra preciosa
Se você planeja conhecer ou rever Mendoza, é porque, naturalmente, gosta de vinhos. A bela província argentina, localizada nas bordas da Patagônia, é uma das mecas da vinicultura mundial.
Dito isso, se você dispuser de um único dia na homônima capital provincial, que lembra muito em suas edificações o estilo europeu neoclássico de Buenos Aires, ignore todas as opções de visita a qualquer uma das centenas de ótimas “bodegas” que produzem a bebida nos arredores e siga direto para Altamira, no vale do rio Uco, distante a não mais do que 90 minutos.
É ali, no sopé das montanhas cobertas de neve da imponente cordilheira dos Andes, que a Zuccardi, uma das mais tradicionais e premiadas marcas de vinhos do país, inaugurou há seis anos uma nova vinícola, a magnífica Piedra Infinita.
Valorizada pela paisagem incrível, cinematográfica por si só, a propriedade forma um espetacular conjunto que reúne uma esplêndida e moderna edificação de linhas futurísticas, com vistas panorâmicas de tirar o fôlego, ambientes de encher os olhos, gastronomia soberba e vinhos estupendos.
Todos esses atributos, somados a outros critérios de avaliação, levaram a Piedra Infinita a ser novamente considerada a melhor vinícola do mundo pelo site The World’s Best Vineyards em votação que teve a participação de um júri internacional composto por 600 sommeliers, enólogos e jornalistas especializados em viagens de luxo.
A escolha mostra que a eleita não tem, no momento, rivais capazes de suplantá-la: é o terceiro ano consecutivo em que ela abocanha o primeiro lugar do ranking (confira aqui a lista completa dos 100 melhores destinos de enoturismo do planeta), onde despontam outros quatro vinhedos latino-americanos no top 10.
Antes que você me pergunte, já vou informando que o melhor vinho Zuccardi é o Malbec Finca Piedra Infinita Gravascal 2018, que obteve 100 pontos (a nota máxima possível) na renomada revista Wine Advocate.
Quem edita a publicação, por sinal, é ninguém menos que Robert Parker, o maior conhecedor e crítico de vinhos do mundo.
1 comentário
Antonio Mazurek · 26/09/2021 às 17:19
Magnífica dica, Caro Caio. Qualquer hora vamos conferir.