Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Data vênia

Publicado por Caio Gottlieb em

Não há termos de comparação entre os currículos do atual presidente do Supremo Tribunal Federal e do seu antecessor.

Tenha os defeitos que tiver, é inegável que o ministro Luiz Fux chegou ao STF por méritos alicerçados em longa e sólida carreira acadêmica e jurídica.

Já o colega Dias Toffoli só está lá por ter sido advogado do PT e chefiado a Advocacia Geral da União no governo Lula.

Mas em um ponto ambos estão rigorosamente nivelados: o uso descomedido dos jatinhos da Força Aérea Brasileira para viagens particulares.

Dos 23 voos que Fux fez em aviões da FAB nos primeiros três meses à frente da Corte, 21 deles foram de ida e volta nos finais de semana para o Rio de Janeiro, onde tem residência, a um custo de 315 mil reais, sem que houvesse qualquer agenda oficial a ser cumprida.

Mantendo essa média, ele vai queimar nessas mordomias aéreas, pagas obviamente pelo contribuinte, cerca de R$ 1 milhão por ano, sem contar os custos com os seguranças que o acompanham nesses deslocamentos, despesas essas mantidas em sigilo por questões de segurança.

Embora os valores não sejam significativos diante de outros casos de farra com o dinheiro público que acometem historicamente o Brasil, o problema maior aqui é o mau exemplo que uma das mais importantes autoridades da nação oferece ao cidadão de um país com 14 milhões de desempregados e grande parte da população passando fome.

É por coisas assim, somadas ao ativismo político irresponsável, sem limites e sem precedentes de seus integrantes, que mandam e desmandam, impondo seus caprichos e suas vontades aos poderes executivo e legislativo, afrontando acintosamente a Constituição que teriam o dever de proteger, que o STF perdeu o respeito de boa parte dos brasileiros.

Até onde isso vai?

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Categorias:

3 comentários

FRED BUENO · 26/12/2020 às 17:29

As visões cada vez menos republicanas desses Fantasmas Togados nos traz na memória que algumas insurreições tiveram bons estopims.
Como dividir com um leão faminto o bife de cada dia?
Um dia, o leão te come!

Raul Miranda · 26/12/2020 às 14:53

Trata-se da índole de muitos ou “da miserável condição humana” que, diante do poder, quase invariavelmente curva-se e sucumbe?

JOSE ALBERTO DIETRICH FILHO · 26/12/2020 às 14:30

São fatos como esses que ao longo dos anos vão se acumulando no subconsciente do povo e de repente, por um mero aumento de 0,17 centavos no transporte coletivo, explode, faz transbordar. A Revolução Francesa e também a Revolução Russa comprovam isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *