Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Mais um show do campo

Publicado por Caio Gottlieb em

Ainda falta fechar o mês de dezembro, mas está mais do que consolidado o desempenho histórico do agronegócio brasileiro em 2020, responsável por segurar a barra da economia nacional, fortemente abalada pela pandemia do coronavírus.

Registrando na balança de pagamentos o impressionante saldo positivo de quase 82 bilhões de dólares, o setor já acumula de janeiro a novembro a cifra recorde de 93,6 bilhões de dólares em exportações, com a soja, como sempre, na liderança.

Em relação ao mesmo período de 2019, as vendas externas cresceram 4,9% em valor e 10,6% em volume, somando até agora 204,5 milhões de toneladas.

Sem a menor surpresa, a China, nosso maior parceiro internacional no âmbito do comércio em geral, segue sendo também o principal destino da portentosa produção rural brasileira.

Tenham isso em conta todos aqueles que, gratuitamente, vivem cutucando o país asiático com vara curta e provocando atritos desnecessários nas relações com o Brasil.

Quando acharem um outro cliente que absorva anualmente cerca de 35% das nossas exportações agropecuárias, talvez vocês possam começar a pensar em brigar com os chineses, mesmo sem ter nenhum motivo, como tem acontecido.

Até lá, parem de incomodar e respeitem quem trabalha enfrentando os maiores riscos e sacrifícios para botar comida na mesa de vocês e alavancar o desenvolvimento socioeconômico do país.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Categorias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *