De vento em popa
Contrastando com diversos outros setores da economia que começaram o ano em ritmo lento, os shoppings centers no Brasil seguem exibindo o mesmo vigor que marcou o bom desempenho do segmento ao longo de 2022, em franca recuperação dos abalos causados pela Covid.
Em que pese um cenário ainda caracterizado pelas pressões no mercado de crédito que limitam o consumo das famílias, o ticket médio de compras em fevereiro ficou em R$ 140,93, superando os R$ 119,68 de janeiro, os R$ 136,89 de dezembro e os R$ 85,66 das lojas de rua.
Feitas as contas, as vendas nos shoppings centers, segundo o Índice Cielo de Varejo, tiveram uma alta de 3%, quando comparadas com o mesmo mês de 2022.
“Como já esperado após dois anos de pandemia, o feriado de Carnaval atraiu os brasileiros para a folia. Mesmo assim, os shoppings registraram o melhor ticket médio dos últimos tempos, o que mostra o comportamento mais otimista do consumidor”, afirma Glauco Humai, presidente da Associação Brasileira de Shoppings Centers.
Outro destaque positivo em fevereiro foi o aumento no número de pessoas circulando nos empreendimentos, que subiu 12% em relação ao igual período do ano passado.
Considerando o movimento dos frequentadores em termos regionais, o maior crescimento ocorreu no Sul (4,9%), seguido pelo Sudeste (3,2%), Nordeste (2,6), Centro-Oeste (2%) e Norte (-1,3%).
É nesse embalo que novos projetos vêm saindo da gaveta em todo o país desde o final de 2021, entre eles o Catuaí Shopping Cascavel, que abrirá as portas em 2024 com mais de 200 lojas distribuídas em mais de 65 mil m² de área construída.
Vai ser um dos maiores e mais completos do Paraná.