Quem saiu bem na fotografia
Pela primeira vez desde o início de sua atuação no país, a Transparência Internacional, respeitada instituição sem fins lucrativos, sediada em Berlim, que se dedica ao combate à corrupção em escala mundial, avaliou os governos estaduais do Brasil.
Para elaborar o Índice de Transparência e Governança Publica que analisou as gestões das 27 unidades da federação, foram considerados 84 critérios distribuídos em 8 dimensões: marcos legais, plataformas, administração e governança, transparência financeira e orçamentária, transformação digital, comunicação, participação e dados abertos.
Só cinco estados foram classificados como “ótimos” no ranking inédito: Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia e Goiás.
A transparência na gestão pública é um conjunto de metodologias que obriga todas as entidades governamentais a prestar contas à população, utilizando a internet como meio principal para expor a destinação das verbas e divulgar suas ações políticas e de planejamento.
Trocando em miúdos, quanto mais transparente for o governante em seus atos, maior será a certeza de sua honestidade no trato do dinheiro público.
Simples assim.