Indo às vendas
Liderados pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Carlos Walter, e por Eduardo Bekin, presidente da Invest Paraná, órgão do governo estadual encarregado da interlocução com o setor privado para promover o desenvolvimento da economia paranaense, os dirigentes de dez grandes companhias do estado da área de alimentos e artigos de higiene, entre outros, circularam durante uma semana pela Flórida prospectando oportunidades para a exportação de seus produtos.
Denominada Business Experience USA, a jornada encerrou na última sexta-feira (24) após intensa programação de contatos com as principais redes de supermercados do estado norte-americano, envolvendo rodadas de negócios, painéis, apresentações e visitas a estruturas logísticas para conhecer os processos de transporte, armazenamento e distribuição.
Entusiasmado com as promissoras perspectivas que se abriram durante a viagem, Carlos Walter acredita que “a partir desta missão, poderemos implantar uma base de negócios na Flórida para a indústria do Paraná. Isso é muito importante e nós da FIEP estamos firmes e fortes neste sentido”.
Bekin, por sua vez, destacou a importância da “aula” que o grupo recebeu sobre as particularidades do mercado americano, seja do lado político, com o Consulado Brasileiro em Miami, seja do lado das pessoas que tocam os negócios nos Estados Unidos e contam como é que ocorrem o comércio e a distribuição.
“Acho que o paranaense está aprendendo a fazer negócios em âmbito internacional. Não dá para esquecer que os Estados Unidos vivem um período de inflação e desabastecimento. A Flórida tem o Brasil como o primeiro parceiro comercial, o segundo é a China. Então, aqui, o Brasil é referência”, destacou o presidente da Invest Paraná.
Um dos integrantes da comitiva, o presidente da cooperativa Lar e do Sindicato das Indústrias Avícolas do Paraná (Sindiavipar), Irineo da Costa Rodrigues, assinalou que “o nosso objetivo é saber como está o consumo e como estão as importações de proteína animal pelos Estados Unidos, começando por essa região, que é a mais próxima do Brasil.”
Fazendo as honras da casa para a delegação paranaense, o Cônsul Geral Ajunto do Brasil em Miami, Cristiano Berbert, elogiou a iniciativa e enfatizou que “nossos empresários têm que sentir que aqui na Flórida há um grande interesse pelos produtos brasileiros. Nós, do Consulado, estamos aqui para ajudar, para apoiar e para colocar os nossos recursos à disposição dos empresários brasileiros para aumentar as exportações, aumentar os investimentos dos Estados Unidos no Brasil, gerar mais negócios e fortalecer o relacionamento bilateral.”
Em resumo, só resta perguntar: o que estamos esperando?