Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Cascavel avança e agora é a 14ª melhor cidade do Brasil

Publicado por Caio Gottlieb em

A boa notícia despontou nas páginas da prestigiosa revista Exame, uma das mais respeitadas publicações de economia do país.

Além de ser a cidade que mais investiu proporcionalmente em obras per capita entre 2017 e 2019, dentre os 10 maiores municípios do Paraná, a capital do Oeste saltou 27 posições e hoje é a 14ª melhor cidade do Brasil, de acordo com dados do IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal), que avaliou as 100 melhores cidades brasileiras, com população acima de 266 mil habitantes.

A pesquisa publicada pela Macroplan – especializada em administração estratégica – aponta o melhor desempenho da cidade na década (entre 2007/2008 e 2017/2018) e ainda posiciona Cascavel como 3ª melhor do Paraná, ficando atrás apenas de Maringá e Curitiba, respectivamente 2ª e 8ª no ranking geral.

O estudo foi divulgado pela Revista Exame, que trouxe mais detalhes sobre os números na edição de fevereiro com enfoque sobre “os municípios que fazem a diferença para o cidadão.”

A pesquisa analisou os fatores que são determinantes para o bom desempenho da gestão pública, usando um índice que agrega 16 indicadores nas áreas de educação, saúde, segurança e saneamento para avaliar a condição de vida na cidade.

O IDGM mostrou ainda que as cem cidades mais populosas do país representam 39% da população brasileira, produzem 50% do PIB (Produto Interno Bruto) e respondem por 54% dos empregos formais do Brasil.

Entre as quatro áreas analisadas, Cascavel teve sua melhor posição em Saneamento e Sustentabilidade, sendo a quarta melhor do Brasil.

Conforme o estudo, estima-se que 99,00% da população de Cascavel foi atendida por serviço de coleta de resíduos domiciliares em 2018, percentual superior à média dos 100 maiores municípios do Brasil analisados no mesmo ano.

As posições nas outras áreas foram: 16ª em Saúde; 33ª em Educação; e 48ª em Segurança.

Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em quatro áreas, não perdendo posição em nenhuma: Educação (+ 7 posições); Saúde (+ 23 posições); Segurança (+ 27 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (+ 27 posições).

Não resta dúvida de que os cascavelenses, por seus governantes, empresários, trabalhadores e cidadãos em geral, estão fazendo um belíssimo trabalho.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Categorias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *