Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Como torcer fatos e fotos

Publicado por Caio Gottlieb em

Por Augusto Fonseca da Costa*

São cada vez menos verossímeis os números das tais pesquisas de intenção de voto para Presidente da República em 2022, publicados por encomenda na imprensa mainstream, saudosa de benesses oficiais.
O mesmo ocorre quanto às estimativas de público nas manifestações populares, quase exclusivamente alinhadas ao candidato da situação e/ou seus posicionamentos ideológicos e programáticos.
Prova disso é que ao lado da minguada presença de público nas manifestações do suposto primeiro colocado, representante da decadente esquerda brasileira, na oposição, é a massa humana que se comprime nas manifestações espontâneas contra essa esquerda – um oceano de gente de verde e amarelo pugnando por liberdade, pátria e família, e apoio ao candidato da situação.
Vejamos alguns dos principais exemplos destas discrepâncias intencionais:

I – AVENIDA PAULISTA

A Globo, em https://oglobo.globo.com/blogs/pulso/post/2022/09/manifestacao-a-favor-de-bolsonaro-na-avenida-paulista-reuniu-32-mil-pessoas-informa-grupo-de-pesquisa-da-usp.ghtml , calcula 32.691 pessoas na manifestação da Av. Paulista – atenção para o detalhe da precisão, que chega à unidade.
Dividindo-se essas 32.691pessoas por 3a cada metro, teremos 10.897 metros quadrados de área ocupada.
A largura da Av. Paulista, de prédio a prédio, é de 40 metros (linha amarela na imagem abaixo), portanto, o comprimento da avenida ocupada (linha vermelha na imagem abaixo), é obtido dividindo-se a área ocupada pela largura (10.897/40 = 272metros).
Marcamos esses 272 metro sem frente ao MASP, onde há maior concentração humana, na imagem do Google Earth:

Ou seja: um quarteirão para cada lado do MASP, enquanto as fotos do auge das manifestações mostram vários quarteirões tomados, além de trechos das ruas transversais tanto a sudeste do MASP (foto abaixo da esquerda) quanto a noroeste (foto abaixo da direita),com público a perder de vista por vários quarteirões:

II – BRASÍLIA

A Rede Globo publica, em https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2022/09/locutor-infla-numero-de-presentes-em-eventos-de-7-de-setembro-em-brasilia-video.ghtml , estimativa de 100 mil pessoas.
A largura da Esplanada dos Ministérios na área ocupada, que inclui a pista do lado sul, é de 224 metros (linha amarela na imagem abaixo):

Pela mesma fórmula usada no caso da Av. Paulista, para Brasília tem-se: 100.000/3 = 33.333 m2, que dividida pelos 224 metros de largura, resulta 149 metros de comprimento (linha vermelha na imagem acima), mal passando do 2º edifício ministerial à direita.
Isso desmente cabalmente a tal tese das 100 mil pessoas, já que pela foto abaixo do site https://informatudodf.com.br/2022/09/08/multidao-nas-ruas-queima-de-fogos-e-motociata-como-foram-as-manifestacoes-do-7-de-setembro/, a multidão ultrapassa várias vezes essa extensão, ultrapassando vários edifícios ministeriais:

III – COPACABANA

O Poder 360, em https://www.poder360.com.br/governo/ato-de-7-de-setembro-reune-cerca-de-111-mil-pessoas-no-rj/ , noticia 111.000 pessoas na Av. Atlântica, usando média de 2 pessoas por metro quadrado, ao invés de 3, em uma distância de apenas 800 metros de extensão, do hotel Othon até duas quadras antes do Forte de Copacabana (imagem abaixo da esquerda).
Mas a manifestação ocupou 1.300 metros, desde a Rua Constante Ramos até o próprio Forte de Copacabana (imagem abaixo).
Com essa redução de 40% na extensão ocupada, e de 33%na densidade populacional, essa notícia conseguiu a proeza de escamotear mais de 70% da estimativa de público presente.
Isso, fora o estreitamento na largura da faixa ocupada no desenho grosseiro da foto da esquerda, abaixo:

Por outro lado, a Globo publica em https://oglobo.globo.com/blogs/pulso/post/2022/09/manifestacao-pro-bolsonaro-na-praia-de-copacabana-reuniu-64-mil-pessoas-veja-detalhes-da-pesquisa-da-usp.ghtml , que na Av. Atlântica em Copacabana haveriam apenas 64.632 pessoas!
Como os parâmetros mais discretos sugerem 3 pessoas por metro quadrado, faremos uma engenharia reversa na mais enganadora das estimativas acima, calculando a área ocupada: 64.362/3 = 21.454 m2.
Dividindo-se essa área de 21.454 m2 pela largura da faixa ocupável da Av. Atlântica, de 67 metros, chegamos a apenas 320 metros de comprimento da ocupação, ou seja, apenas ¼ dos 1.300 metros ocupados.
Isso desmente a tal tese das 64 mil pessoas, pois a multidão ultrapassa várias vezes essa extensão.

CONCLUSÃO
Dado o gritante exagero da subavaliação de público por grande parte da imprensa, e da grande disparidade entre as várias notícias, parecem mais verossímeis números como os publicados pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República em https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-09/secom-estima-que-12-milhao-de-pessoas-estiveram-no-7-de-setembro-no-d , que estima em 1,2 milhão de pessoas nas manifestações de Brasília.
Outro exemplo de maior credibilidade é a estimativa de 1 milhão de pessoas em Copacabana, feita pelo Diário do Rio em https://diariodorio.com/populacao-lota-copacabana-para-festejar-o-7-de-setembro-e-bicentenario-da-independencia-e-ouvir-jair-bolsonaro/ .

*O autor é Consultor em Análise de Dados e Pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV

Categorias: OPINIÃO

1 comentário

Marcelo · 13/09/2022 às 18:23

É só ver no horário eleitoral, para quantas pessoas o Padre Kelmon está falando, e chegaremos à conclusão que as pesquisas estão erradas. O padre deveria, no mínimo, estar com 82% dos votos. Mas, supondo verdadeiro esses números milionários, não dá pra estimar por aí, pois o total de eleitores é de mais de 150 milhões de eleitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *