Obrigado, Requião
Maior cooperativa agrícola da América Latina e uma das maiores empresas do Brasil, a paranaense Coamo, sediada em Campo Mourão, vai construir um porto próprio para exportação de grãos.
Mas não será no Paraná.
O projeto ocupará uma extensa área na baía da Babitonga, em Itapoá, no litoral de Santa Catarina, e demandará investimentos estimados em 1 bilhão de reais.
Quem deu um grande incentivo para a Coamo decidir fazer a portentosa obra e gerar milhares de empregos no estado vizinho foi o ex-governador paranaense Roberto Requião.
A história é relembrada por Airton Galinari, presidente executivo da cooperativa: “Começamos a enfrentar um período muito conturbado na administração do Porto de Paranaguá, por volta de 2003, e isso durou cerca de uma década. Foi durante o governo de Roberto Requião. Era muita confusão, com frequentes atrasos nos embarques de navios, o que gerava multas. Perdemos muitos clientes”.
Aliás, hostilizar o agronegócio e afagar o MST foi uma das principais marcas dos três mandatos de Requião no Palácio Iguaçu.
Embora reconhecendo que a situação em Paranaguá melhorou muito nos últimos anos, ele relata que a companhia resolveu mesmo assim seguir com o plano do porto em Itapoá como estratégia para o futuro.
Afinal, cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça.
Já os catarinenses, em sinal de gratidão, estão pensando em erguer uma estátua em homenagem a Requião.
Se ele concorrer a prefeito de Itapoá, se elege fácil.
6 comentários
Carlos Alberto · 02/09/2021 às 01:06
Que o Requião é doido todos sabemos
.
agora 8 anos de Beto Richa e Cida e agora 3 do Rato, é no mínimo desinformar… creditar a culpa exclusiva no Bob.
.
Ora, ora todos sabemos se que o traçado ideal para chegar ao mar por ferrovia é descer por Mafra SC, logo, Itapoá seria mais no perto mesmo.
.
Itapuá e do ladinho de Guaratuba no PR, que aqui poderia ser uma alternativa, mas o Porto não seria abrigado… talvez isso inviabilizaria.
.
Mas Querem achar algum culpado o nome dele é Barão de Paranaguá que perdeu parte do “Estado” do Paraná para Santa Catarina, por abandono do porto de São Joaquim do Sul e cidades adijacentes,
.
ora ora nutelinhas, São Joaquim é para lá de Joinville que é só a maior cidade do Estado de Santa Catarina.
.
Se o Porto for para SC é pq tudo e questão de custo é bem simples ou querem transpor a baia de Guaratuba com um ramal de trem?
Marco · 02/09/2021 às 23:22
São Joaquim? O cidadão deveria se informar melhor. E são Francisco. Talvez isso explique creditar a canalhice do Bob a simples loucura. Um covarde que nunca teve coragem de assumir que e Pt. Aliás, graças a ele o Paraguai exporta sua soja por Rosário na argentina e deixa la as tarifas portuárias e aduaneiras que deixava aqui.
Marcos Villanova de Castro · 01/09/2021 às 19:49
Essa é apenas mais uma danosa consequência resultante dos governos Requião. Não foram poucas as indústrias que desistiram de vir para o Paraná durante o período em que ele ocupou o cargo. Arrogante, pretensioso e ideologicamente comprometido com o atraso, demonizava os empresários e empreendedores.
MARCELO · 01/09/2021 às 20:45
Pelo jeito o serviço foi bem feito. Dez anos depois ninguém dá jeito. Seria falta de competência dos que vieram depois? Ademais, a cooperativa foi pra onde lhe daria mais lucro, nenhuma preocupação com o Estado do Paraná. Essa é a lógica, não sejamos inocentes. Mesma lógica quando se tem a China como parceiro, mas no discurso somos anti comunistas e contra os ditadores.
MARCELO · 01/09/2021 às 13:53
Mas depois do Requião já não tivemos 8 anos de Beto Richa e os demais do Ratinho Jr? Estranha essa justificativa, levando em conta a exaltação aos dois últimos, até mesmo neste espaço aqui. O motivo é simples: quando a economia está de vento em popa, o que temos de bons empresários e administradores não é brincadeira. Na dificuldade a culpa é do governo. Se for seguir a lógica do título, o que não creio, a culpa é de quem veio depois, prometendo corrigir o estrago feito pelo antecessor e não o fez.
FRED BUENO · 01/09/2021 às 11:41
Prezado Caio, creio que ainda dá tempo de reverter o quadro se o nosso Governador Carlos Massa Ratinho Jr colação em disponibilidade a área da TECHINT em Pontal do Sul(seria usada para construir as Jackets Offshore do Eike Batista e sua OGX), tem tudo que a BABITONGA tem e está no Paraná, além disso está contemplada pelo BNDES como investimento acelerado do CORREDOR BIOCEÂNICO, já que nosso mandatário tá vendendo tudo pro Min. Tarcísio de Freitas, basta um toque que a NOZ se abrirá. Chamem o BEKIN( APD) a colônia Judaica pode ajudar a reparar mais esse dano causado pelo Bob Requião! Dá tempo, isso é fundamental. Não podemos perder essa parada. Parabéns pela lucidez na abordagem, sou seu fã Caio.
T.F.A.