Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

O colossal negócio da avicultura

Publicado por Caio Gottlieb em

Presidido pelo engenheiro-agrônomo Irineo da Costa Rodrigues, o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná vai promover em Cascavel, no próximo dia 26, na churrascaria Portal, uma grande mesa-redonda para analisar o cenário atual e as perspectivas futuras de um dos segmentos mais pujantes da economia do estado.

Dividido em dois momentos, o evento terá início às 10h com uma reunião da diretoria do Sindiavipar e seus associados, que somam 51 empresas entre abatedouros, incubatórios e parceiros comerciais, ampliando-se depois, a partir das 11h, para um encontro com lideranças da região para compartilhamento de projetos de interesse do setor, seguido de um almoço de confraternização de final de ano.

Lembrando que o Paraná é o maior produtor nacional de carne de aves, com 34% de participação do mercado, e maior exportador de carne de frango do país, respondendo por mais de 40% dos embarques, Irineo expõe os números gigantes da atividade: mais de 8.200 propriedades rurais, mais de 18.200 aviários, 40 frigoríficos e mais de 85 mil empregos diretos, que resultaram em 2020 no processamento de 4,49 milhões de toneladas da proteína e geraram 21,7 bilhões de reais (20%) do Valor Bruto da Produção (VBP) paranaense.

Presidente da cooperativa Lar, ele realça ainda a estimativa de que cada emprego direto nas indústrias induz a criação de aproximadamente mais 17 empregos indiretos, que corresponderiam a um contingente de mais de 1 milhão de trabalhadores vinculados à atividade avícola, e destaca que a exportação da carne de frango paranaense rendeu ao Brasil no ano passado 2,56 bilhões de dólares em divisas.

Por sinal, falando na Lar, ela acaba de ser apontada em avaliação do jornal Valor Econômico como a cooperativa agroindustrial mais inovadora do país, conquistando o 6º lugar em inovação no ranking geral das companhias do agronegócio nacional.

Categorias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *