Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Alô, alô, marciano

Publicado por Caio Gottlieb em

Inaugurado no último domingo (11) pelo inglês Richard Branson, magnata do setor aéreo que comandou um breve passeio suborbital a 89 quilômetros de altitude em uma nave tripulada por dois pilotos e mais três passageiros, desenvolvida por sua empresa especialmente para esse fim, o turismo espacial será marcado por mais um momento histórico na próxima terça-feira (20) com o lançamento do foguete do bilionário norte-americano Jeff Bezos, fundador da Amazon, que vai colocá-lo junto com mais três pessoas a 100 quilômetros de altura em voo totalmente autônomo.

E o negócio demonstra potencial para ser dos mais promissores: a Virgin Galactic, companhia que Branson criou exclusivamente para atuar no ramo, já vendeu mais de 600 passagens para as próximas aventuras a preços que variam entre 200 mil e 250 mil dólares. Por sua vez, Bezos leiloou por 28 milhões de dólares um dos assentos destinados a seus companheiros de viagem, doando o dinheiro para uma fundação beneficente.

Outro ricaço, o sul-africano Elon Musk, da indústria de carros elétricos Tesla, que estreou na brincadeira há mais tempo fornecendo propulsores para missões da Nasa que transportam astronautas e suprimentos à estação espacial internacional, tem planos ainda mais ousados: levar os primeiros humanos a Marte até o final da década.

Supondo-se, aliás, que hoje fosse possível passar férias no planeta vermelho, o que poderia haver de interessante para ver por lá, além de desfrutar da incrível experiência da jornada?

Pois aqui estão alguns atrativos mapeados pelos astrônomos a partir do conhecimento já obtido da superfície marciana:

Monte Olimpo – Um dos maiores vulcões do sistema solar (veja a imagem no título), sua altura é de 25 quilômetros, o que o torna três vezes mais alto que o nosso Monte Everest, o ponto mais elevado da Terra.

Vulcões Tharsis – Na mesma região do Olimpo, em uma área com 4 mil km de largura, há outros 11 vulcões gigantes, todos inativos. Estima-se que eles tenham entrado em erupção por até 2 bilhões de anos.

Cratera Gale e Monte Sharp – Palco da aterrissagem do rover Curiosity, a Gale também é famosa por armazenar diversas evidências de que já houve água no planeta. Atualmente, o jipinho explora um vulcão próximo à região, batizado de Sharp.

Medusa Fossae – Uma das localizações mais estranhas de Marte, é uma região geológica de origem incerta. Há pesquisadores que acreditam na possibilidade de ter havido ali algum tipo de acidente de OVNI. Mas a explicação mais provável é que trata-se de um enorme depósito vulcânico, com rochas esculpidas por ventos.

Dunas fantasmas – A água que existiu no passado em Marte teria evaporado quando a atmosfera ficou mais fina. Há, porém, sinais de sua antiga presença nas regiões apelidadas de “dunas fantasmas” encontradas na bacia de Noctis Labyrinthus e Hellas, que já tiveram dezenas de metros de altura, mas que eventualmente foram inundadas por lava ou água.

Embora viagens regulares de homens e mulheres a Marte ainda pareçam mais apropriadas a filmes de ficção científica, a verdade é que elas estão cada dia mais perto de se tornar realidade e vão começar a acontecer muito mais cedo do que imaginamos.

Quem viver, verá.

Categorias:

1 comentário

José Alberto Dietrich Filho · 16/07/2021 às 22:02

Ontem li notícias na internet de que a NASA, juntamente com o Brasil, lançará uma nave com destino à Lua com a primeira mulher a bordo. Um brasileiro fez um comentário interessante no site: “Deixem a Lua em paz…”. Parece fazer algum sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *