Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Desvendando os sofrimentos psíquicos

Publicado por Caio Gottlieb em

Até para os leigos no assunto é interessante, elucidativa e didática a leitura do livro Psicanálise Existencial e o Método Progressivo-Regressivo: Experiência Psicopatológica em Jean-Paul Sartre, assinado pela cascavelense Marivania Cristina Bocca, que acaba de ser lançado pela Editora Appris.

Fruto da tese de doutorado da autora, a publicação descreve os caminhos que ela percorreu em torno dos fundamentos teóricos e metodológicos do francês Jean-Paul Sartre, um dos grandes nomes da filosofia mundial no século XX.

Por meio dos métodos da Psicanálise Existencial e do Método Progressivo-Regressivo, Marivania organiza a obra em seis capítulos, os quais revelam a preocupação acerca da filosofia sartriana, da psicologia clínica e da psicopatologia.

Nos quatro primeiros, ela aborda a aproximação da psicologia clínica aos aportes da filosofia de Jean-Paul Sartre através de casos clínicos oriundos de sua experiência enquanto psicoterapeuta e pesquisadora.

O quinto capítulo versa sobre o pensar crítico a partir da filosofia sartriana em uma psicopatologia do sujeito em detrimento da perspectiva clássica da psicopatologia dos sintomas.

No sexto, é apresentado o relato de um caso clínico de uma mulher diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline, estabelecendo a ponte entre os elementos anteriormente apresentados e o plano de uma clínica psicológica de caráter existencial sartriano.

Finalmente, a autora presenteia os leitores com um capítulo recapitulativo, tendo como pano de fundo o pensamento da também célebre filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir, parceira intelectual e mulher de Sartre.

Psicóloga clínica, Marivania é Doutora Filosofia, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade e Especialista em Psicologia Existencialista Sartriana.

Ou seja, sabe muito bem do que está falando.

Categorias:

1 comentário

Noemi Cappellesso · 30/06/2021 às 13:09

Parabenizou você pelo seu trabalho e aprofundamento, que trará a luz formas de pensar o humano. Fiquei até curiosa em ler e saber mais sobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *