Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Sacrifícios em vão?

Publicado por Caio Gottlieb em

Uma das medidas mais polêmicas adotadas para conter a propagação do novo coronavírus, os lockdowns estão no alvo de diversas pesquisas que buscam descobrir até onde eles são eficientes para barrar efetivamente o curso da enfermidade.

Já foram divulgadas pelo menos três investigações robustas, realizadas por instituições especializadas e renomadas (revista médica The Lancet, jornal Frontiers in Public Health e Universidade de Tel Aviv), que esmiuçaram o tema a fundo.

Todos elas demonstram que os bloqueios radicais, que nos últimos dias voltaram a ser impostos pelas autoridades em vários países e também em algumas cidades brasileiras, não têm sido eficazes.

Muito pelo contrário.

Os danos colaterais dos fechamentos, que foram bem documentados, incluem pobreza generalizada, depressão, falência e desemprego, sem que tenham produzido quaisquer benefícios visíveis.

Como se não bastasse, os dados ainda comprovam que há pouca relação entre as restrições governamentais e menores taxas de mortalidade pela doença.

Em artigo que publicou para comentar esses estudos, o editor norte-americano Jon Miltimore escreveu: “As pandemias são problemas sérios, mas a crença de que podem ser administradas com eficácia por planejadores centrais que se recusam a reconhecer os limites de seu próprio conhecimento e poder representa uma ameaça muito mais grave para a liberdade e prosperidade humanas no longo prazo”.

Sua afirmação, na esteira dos fatos relatados, levanta uma inevitável e inquietante indagação: estaremos diante de um gravíssimo erro histórico cometido no enfrentamento da Covid-19 por grande parte dos líderes mundiais?

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Categorias:

6 comentários

Gustavo Alves · 10/01/2021 às 22:16

Sim, Caio. É preciso pensar de maneira sistêmica e integrada. Salvar vidas é fundamental. Mas isto tem de ser feito de maneira embasada e precisa.

Dora Cunha · 10/01/2021 às 14:40

Com toda certeza isso faz parte de um grande golpe da China contra a América ( USA). Lembro-me do inícios vídeos rolando na internet de pessoas caindo no chão e da história de policiais matando todos a tiros. Em que outro lugar do mundo foi visto pessoas desmoronando no chão por causa do Covid??? NENHUM.
Em resumo, nas eleições e pós eleições a China saiu vitoriosa diante do mundo.
Acabou agora o vírus some!!!

RONALDO CESAR COELHO · 10/01/2021 às 14:32

Verdadeiramente se colhem mais maléfico do que benefícios,. Lamentável continuamos nós erros

Olavo Arsenio Fank · 10/01/2021 às 10:03

Evidente que aglomerações são perigosas ante a facilidade de disseminação do vírus. Porém a vida é um conjunto de atividades interrelacionadas, e a paralisação de qualquer uma delas gera danos na cadeia produtiva e na social também. Pena que nossos pseudo-líderes são medrosos no sentido de perda de apoio político e não ousam no enfrentamento desse tipo de dificuldade. E há também hoje uma mídia raivosa ante a perda de faturamento que tem divulgado com exagero o lado negativo da situação.

Marcelo · 10/01/2021 às 07:48

Claro que não funciona. Mau administrado e executado pelas autoridades. Baixa adesão pela população de maioria negacionista. Acho que tem que deixar solto, aí a gente vê se o negacionismo está correto ou não.

Hermantina Whitaker · 09/01/2021 às 21:56

Concordo!!!
O lockdown é um erro!!! A história ainda mostrará …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *